Facebook OdontoUFG

Dúvidas Frequentes

Atualizado em 07/02/17 11:15.

Como faço para ser atendido pela Faculdade de Odontologia?

Você deverá marcar uma consulta de odontologia na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa, onde o dentista fará uma consulta para avaliar o tipo de tratamento que você precisa. Caso você precise fazer um tratamento que não é realizado na UBS, o dentista irá solicitar à Central de Vagas do SUS um local para o seu tratamento. Você ficará aguardando o contato do SUS sobre o seu agendamento em uma das unidades de saúde do SUS ou na rede conveniada, o que inclui a Faculdade de Odontologia da UFG. Você não poderá escolher o local onde será atendido. A sua vaga depende da disponibilidade da rede do SUS.

O que o atendimento de Urgência?

Trata-se do atendimento por demanda espontânea a todos que procuram a Faculdade com dor, hemorragias e traumas na boca, dentre outras necessidades que requerem um pronto atendimento. O Serviço de Urgência funciona de segunda a sexta no período matutino a partir das 8h00 por ordem de chegada e encerramento às 11h00. E no período vespertino a partir das 14h00 por ordem de chegada e encerramento às 17h00.

Como faço para ser atendido pelo Centro Goiano de Doenças da Boca – CGDB?

O CGDB é um centro de referência em prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões da boca. Neste centro, o atendimento é realizado com vagas reguladas pelo SUS, por demanda espontânea (sempre com o encaminhamento de referência e contra-referência emitido pelo cirurgião dentista da Unidade de Saúde do SUS e atendimento particular. As consultas são agendadas pessoalmente ou pelo telefone no próprio CGDB (fone: 3209-6067).

Há limites de vagas?

Sim. O número de vagas é limitado e determinado de acordo com as necessidades para o ensino da odontologia.

Por quem é realizado o tratamento?

O atendimento odontológico na Faculdade de Odontologia da UFG é realizado por estudantes sob a supervisão de professores e com o auxílio de funcionários.

Como é realizado o tratamento?

Os membros da equipe responsável pelo tratamento (alunos, professores e funcionários) estão preparados para prestar esclarecimentos no que se refere ao seu atendimento. Depois que o paciente estiver devidamente orientado, receberá uma declaração em que se compromete a colaborar com o bom andamento do seu tratamento e afirma estar ciente e de acordo com estas normas. Menores ou incapazes deverão estar acompanhados por seus responsáveis legais.

Na triagem foi verificada a necessidade de tratamento que não é realizado pelos alunos, o que devo fazer?

Participam da triagem, os pacientes agendados pela regulação da Secretaria Municipal de Saúde. Durante a consulta pode ser verificada a necessidade de tratamento que não é realizado pelos alunos e, neste, caso, o Professor responsável e os alunos irão explicar ao paciente os motivos da impossibilidade do tratamento e você será devidamente orientado sobre as alternativas possíveis.

Sobre o tratamento/consultas de Doenças e/ou Condições Específicas?

Tais doenças e/ou condições específicas dizem respeito a situações (casos) para atender ao ensino podendo pacientes por meio de vagas reguladas pelo SUS, por demanda espontânea e atendimento particular. Esses pacientes serão atendidos em Projetos e Programas de Extensão da UFG. Estes projetos podem ser contínuo ou temporário e possuem vagas limitadas. Tipos de projeto: tratamento odontológico infantil sob sedação; atendimento a portadores de deficiências; diagnóstico e tratamento de distúrbios crânio-mandibulares (problemas de oclusão); tratamento de doenças gengivais avançadas; tratamento de infecções pulpares (canal) e cirurgias ambulatoriais, entre outros.

Consultas na Clínica de Cirurgia (extração de dentes)?

Neste atendimento é realizada uma avaliação inicial da necessidade, tipo da cirurgia, e se ela é realizada na clínica da faculdade (nível ambulatorial). O atendimento é realizado somente no período letivo em três horários: terça-feira às 14h00; quinta-feira às 13h00 e quinta-feira às 18h00. Para extração é necessário radiografia (panorâmica). Sem exame radiográfico o paciente é atendido somente para fazer o pedido da radiografia. Assim, o paciente voltará após a realização do RX. O atendimento ocorre por ordem de chegada e há limite de vagas em cada horário mencionado. Geralmente são atendidos no máximo 10 pacientes.

Sobre os exames radiográficos (RX) ?

O ambulatório de radiologia realiza radiografias solicitadas pelo SUS, para usuários em tratamento na FO/UFG e radiografias particulares. Atualmente são realizadas radiografias periapicais, interproximais e panorâmicas. O atendimento é realizado somente por meio de agendamento no Serviço de Atendimento ao Público – SEAP (fone: 3209-6068), nos períodos matutino e vespertino.

A Faculdade de Odontologia oferece o tratamento de implante para a comunidade?

A FO/UFG somente realiza o tratamento de implante quando oferece a Especialização em Implantodontia. O implante é um procedimento que não faz parte da cobertura do SUS e por isso, quando é oferecido o paciente fica responsável pelos custos do material utilizado. Na especialização são atendidos pacientes que procuram a FO por demanda espontânea e somente serão admitidos no programa após uma consulta inicial ou triagem. Lembre-se! As vagas são limitadas! Você poderá se informar no SEAP se a FO está ou não disponibilizando este atendimento pelo fone 3209-6068.